Pós-graduação lato sensu
Cursos de Pós-Graduação Lato sensu
Educação de Surdos em perspectiva bilíngue
Língua portuguesa: leitura e escrita no ensino de surdos
Interculturalidade e Descolonização na Educação de Surdos
Tradução de Textos de Português para Libras
Documentos
Manual do aluno da pós-graduação lato sensu
Formulários da Pós Graduação
Histórico da pós-graduação
A trajetória do INES no nível de pós-graduação é recente. O primeiro movimento do INES na direção de ampliar seu campo de formação e capacitação de profissionais no lato sensu ocorreu entre 2008 e 2012 com duas edições do curso “Surdez e Letramento nos anos iniciais para crianças e EJA” realizadas em convênio com o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ).
Esse movimento se consolida, especialmente, a partir de 2012, quando o INES passa a ofertar de modo autônomo o Curso “Educação de surdos: uma perspectiva bilíngue em construção”, hoje em andamento com a sua quarta turma iniciada em 2017. É um curso amadurecido, composto de 10 disciplinas, totalizando 400 horas/aula, em que se destacam temas como história da educação de surdos, educação bilíngue para surdos, ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos e aspectos gramaticais e metodológicos para o ensino de Libras como primeira língua.
Em 2018 iniciamos a oferta da primeira turma do Curso “Língua portuguesa: leitura e escrita no ensino de surdos”, que teve sua proposta apresentada em 2016 por docentes e pesquisadores nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura do INES.
Este segundo curso objetiva oferecer subsídios teórico-metodológicos a professores e profissionais que atuam com aprendizes surdos ou que tenham interesse em atuar nessa seara, para oferecer formação continuada de profissionais para trabalharem com alunos surdos. O curso é composto de disciplinas que abordam a educação bilíngue para surdos, estratégias de leitura e de escrita em língua portuguesa, literatura e formação do leitor, gêneros textuais digitais, elaboração de material didático específico para alunos surdos, entre outras que ofereçam subsídio para a formação desses profissionais. Este curso possui carga horária prevista de 360 horas e contém 9 disciplinas.
Corpo docente
O corpo docente de nossos cursos é constituído predominantemente por doutores e mestres pertencentes ao quadro funcional do INES, havendo também especialistas. Os cursos contam a participação conjunta de professores do DEBASI, que constitui o Colégio de Aplicação com profissionais que atuam na Educação Básica, a partir de uma perspectiva bilíngue de educação (LIBRAS e Língua Portuguesa), e conta com vasta experiência no ensino e na elaboração de material didático específico para o aluno surdo nessa fase escolar; e o DESU, que contempla três pilares imprescindíveis dentro da perspectiva educacional bilíngue: ensino, pesquisa e extensão.
Acesso aos cursos
Todos os nossos Cursos, de graduação e de pós-graduação, possuem em seus processos seletivos 50% das vagas garantidas para candidatos surdos e outras 50% para candidatos não surdos. Para cada turma dos cursos de pós-graduação são oferecidas 40 vagas.
Calendário Acadêmico
O nosso calendário acadêmico pode ser acesso em documentos departamentais.
Redes Sociais