Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Tradução de Textos de Português para Libras

Publicado: Quinta, 13 de Maio de 2021, 20h21
Sobre o curso

Processos Seletivos

Projeto de curso

Quadro de disciplinas

Docentes do curso

Cronograma de aulas

Dados do curso no e-Mec

Autorização do curso 

O Curso de Pós-Graduação (Especialização – Lato Sensu) “Tradução de Textos de Português para Libras” pretende formar profissionais especialistas, a partir das Competências Tradutórias, para, assim, atuarem na área de Tradução da Libras com habilidade e proficiência.

Este curso de pós-graduação é diferente, porque todas as disciplinas e aulas serão ofertadas exclusivamente em Libras, tendo como prioridade o aprofundamento da fluência linguística em Libras. Além disso, priorizamos a construção de uma grade curricular em que possibilite ao aluno pós-graduando da aquisição de competências até a especialização sobre as capacidades, os conhecimentos e as habilidades na tradução de textos de Português para Libras.

O curso contará com professores docentes e professores Tradutores-Intérpretes de Libras/Português tanto do INES quanto de outras instituições públicas parceiras ao nosso projeto.

A nossa grade curricular e disciplinar será subdividida em quatro momentos/perspectivas epistemológicas, sendo em:

(i) Estudos da Tradução das Línguas de Sinais e Tradução Intercultural em Língua de Sinais, com objetivo de inserir o aluno no campo disciplinar Estudos da Tradução, apresentando as perspectivas teóricas, as viradas epistemológicas, a historiografia da tradução e as categorias fundamentais da prática de tradução; os teórico-filosóficos sobre o protagonismo surdo (na perspectiva surda), os estudos culturais surdos, a tradução intersemiótica surda, a tradução intercultural e a tradução intralingual em experiência/perspectiva surda;

(ii) Estudos Linguísticos em Tradução das Línguas de Sinais, contendo disciplinas baseadas em Linguística (Fonologia, Morfologia, Morfossintaxe, Sintaxe e Semântica) e em Intersemiótica (Descrições Imagéticas e Prosódia Visual);

(iii) Oficinas com Práticas de Tradução de Português para Libras, sendo um aprofundamento prático da Tradução das Línguas de Sinais, desenvolvendo, assim, a aquisição de estratégias e procedimentos técnicos da tradução, o ensino da tradução em etapas e processos do ato de traduzir, a construção de um produto de tradução. Teremos como foco nas transcrições; no ensino de tradução de gêneros textuais, textos especializados, textos literários e não literários; nas práticas empíricas, em cinco oficinas sobre textuais-visuais e de práticas de filmagem-rascunho em estúdio.

(iv) Metodologia da Pesquisa em Tradução e Produção Científica em Tradução, focando na arquitetura e na construção do projeto de tradução, com formulações teóricas, metodológicas e tecnológicas em língua de sinais.

 

Objetivos do curso

  • Fornecer instrumentos teóricos e práticos em tradução de textos;
  • Promover o desenvolvimento de conhecimentos, competências e habilidades tradutórias, em diversos gêneros textuais e visuais de Português para Libras;
  • Fomentar aprendizagem para lidar com as dificuldades, os problemas e as tomadas de decisões e resoluções, no ato da tradução de diferentes gêneros textuais e visuais;
  • Orientar sobre a tarefa tradutória e o uso de retraduções (de traduções de seus próprios colegas de turma) como processo de retroalimentação contínua.

Público-alvo

O Curso de Pós-Graduação (Especialização – Lato Sensu) “Tradução de Textos de Português para Libras” destina-se a graduados ou pós-graduado, sendo eles surdos ou não surdos (ouvintes), com curso completo da Libras e com fluência em Libras; bacharéis e licenciados, em diferentes áreas, tais como Tradução, Letras, Pedagogia, Comunicação, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Enfermagem, dentre outras; profissionais interno e externo ao INES.

 Modalidade

Enquanto estivermos em período pandêmico, a modalidade do Curso será remota (com aulas síncronas e atividades assíncronas). Depois do período pandêmico, o curso será ofertado no formato presencial, podendo ter algumas aulas a serem oferecidas em formato semipresencial (com professores de outras instituições), mas todas as disciplinas e aulas serão oferecidas presencialmente (com professores do INES), no Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos, no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

 Duração

O Curso tem duração prevista de vinte meses (setembro de 2021 a agosto de 2023), perfazendo um total de 584 horas/aula.

Número de vagas

Serão oferecidas 50 vagas para candidatos surdos e ouvintes, sendo oriundos do INES ou fora da instituição. Todos os candidatos devem ser fluentes em Libras.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página